Novo superintendente da Fundação PB SAÚDE é empossado pelo Conselho de Administração

publicado: 08/02/2023 16h43, última modificação: 08/02/2023 16h43

Após a publicação da nomeação do novo diretor-superintendente da Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB SAÚDE), realizada pelo governador da Paraíba, João Azevêdo, no Diário Oficial do Estado (DOE-PB) da última terça-feira (7), o Conselho de Administração (Consad) da PB SAÚDE empossou, na manhã desta quarta-feira (8), o médico Luiz Gustavo César de Barros Correia, em cerimônia realizada de forma híbrida, e presidida pela secretária executiva de Saúde do Estado, Renata Nóbrega, atual presidente do Consad.

Na abertura da reunião, Renata ressaltou o propósito da PB SAÚDE e desejou boas vindas ao novo diretor. "A Fundação PB SAÚDE foi criada com o objetivo de fazer o gerenciamento dos nossos serviços de saúde, que pode ser tanto na parte hospitalar, mas também em setores específicos, e fica o nosso desejo de sucesso na investidura dessa nova missão", disse.

Presente na ocasião, o secretário de Saúde Estadual, Jhony Bezerra, destacou a atuação anterior de Luiz Gustavo à frente da direção técnica do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, bem como da direção geral da Central de Transplantes do estado.

"Eu desejo muita sorte, e não tenho dúvidas do excelente trabalho que o Dr. Luiz vai desempenhar à frente da Fundação, diante da sua experiência em outros grandes desafios. A Fundação tem um papel importantíssimo na condução da saúde do nosso estado, e nos dá condição de ampliar e melhorar a assistência em saúde, da forma em que foi criada, não só para atender a rede hospitalar, mas para a assistência em geral. Já começamos 2023 com algumas metas, como avançar nos hospitais da rede paraibana, que é uma rede extensa, e a Secretaria de Estado da Saúde está à inteira disposição, em parceria, para auxiliar essa gestão", disse o secretário Jhony Bezerra.

Tendo realizado a assinatura do termo de posse, o novo superintendente, Luiz Gustavo, discorreu aos presentes sobre o compromisso para com a gestão à frente da Fundação. “Eu chego na PB SAÚDE com um pensamento de time. Eu aprendo muito com as pessoas, tudo se faz através de um grupo de pessoas. A PB SAÚDE é um modelo genial de gerenciamento da área hospitalar, isso porque a gente tem a oportunidade de, através desta Fundação, levar a maior complexidade em saúde para toda a população”, disse Luiz Gustavo.

O novo gestor também ressaltou as conquistas da PB SAÚDE, já realizadas no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, com a realização de dois transplantes cardíacos, e a expansão do serviço de hemodinâmica para as cidades de Campina Grande e Patos.

“Vamos dar continuidade a todos os trabalhos que já fazemos e vamos adicionar ainda novos serviços, como a linha materna infantil, Hospital Arlinda Marques, Maternidade Frei Damião, em João Pessoa, e Dr. Peregrino, em Patos, que devem passar para a nossa gestão a partir de maio ou junho. Além do projeto Coração Paraibano que iniciará já no próximo mês de março. Agradeço veemente o apoio individual de cada um de vocês. Trabalho é algo que me motiva, e eu gosto do desafio, porque é o que nos mantém alerta”, completou.

A assembleia extraordinária contou ainda com a presença de membros e representantes do Consad, sendo estes das Secretarias de Estado da Saúde; Administração; Planejamento, Orçamento e Gestão; Fazenda; Procuradoria Geral do Estado; Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde, além dos diretores administrativo e financeiro, e Atenção à Saúde da Fundação, respectivamente, Girlando Gomes e Gilberto Teodozio;  e, do Hospital de Trauma, Laecio Bragante. Nas falas dos representantes, bem como dos secretários de Saúde da Paraíba, registrou-se ainda, o agradecimento ao antigo superintendente, Daniel Beltrammi, pela construção do projeto e condução na administração da Fundação PB SAÚDE até o início de 2023.

Fundação PB Saúde Trata-se de uma Fundação pública com personalidade jurídica de direito privado e com autonomia administrativa, financeira e patrimonial, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB).  A PB SAÚDE atua na defesa do interesse da população paraibana e na garantia de seu direito à saúde, bem como na prestação de serviços de forma a garantir a dignidade humana, a efetividade da atenção à saúde e a eficiência no uso dos recursos públicos.

Sobre o novo superintendente - Luiz Gustavo Barros é médico pela Faculdade Nova Esperança, com especialização em Gestão Pública em Saúde, e pós-graduação em Cuidados Paliativos no Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Atuou como diretor geral da Central Estadual de Transplantes da Paraíba; coordenador Médico do Centro Estadual de Regulação Hospitalar da SES-PB; coordenador geral do Centro de Disseminação de Evidências Científicas da Covid-19; diretor técnico do Hospital de Trauma de João Pessoa, e médico diarista da UTI Neurocirúrgica e Covid-19 do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires. Na gestão da Central de Transplantes recebeu o Prêmio “Destaque na Promoção da Doação de Órgãos e Tecidos no Brasil”, pelo Ministério da Saúde, em 2020, devido ao alcance do maior número de transplantes de órgãos sólidos da história da Paraíba.