Notícias
Novo CDI do Hospital Regional de Guarabira terá primeiro tomógrafo público do brejo paraibano
O novo Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) do Hospital Regional de Guarabira (HRG) Antônio Paulino Filho, da rede estadual de saúde e gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), contará com o primeiro equipamento de tomografia da rede pública de saúde do brejo paraibano. O tomógrafo vai beneficiar a população de 25 municípios da região, realizando exames de imagem que auxiliarão na conclusão de diagnósticos.
Com um investimento de R$ 2.060.000 do Governo do Estado, o equipamento tem a capacidade de 64 canais, permitindo realizar exames de tomografia computadorizada em alta resolução e em tempo reduzido. O aparelho foi entregue à unidade hospitalar no final do mês de setembro e passará a funcionar após a inauguração do novo CDI do HRG, que está em fase de conclusão de obras.
De acordo com o diretor-técnico do HRG, Igor Monteiro, o novo equipamento vai mudar a realidade da saúde em toda a região. “Com a chegada do tomógrafo no Hospital Regional de Guarabira, iremos todos usufruir de um importante equipamento de prevenção de saúde que nos possibilitará a realização de exames de imagem, inclusive de alta complexidade, podendo ser crucial no desfecho positivo do quadro do paciente, a exemplo de um acidente vascular encefálico em janela para trombólise”, afirmou.
Ele destacou que, além de beneficiar a população do brejo paraibano, o novo tomógrafo vai desafogar hospitais de referência na região metropolitana de João Pessoa. “Vai ser possível desafogar essa demanda para o Hospital Metropolitano, Hospital Edson Ramalho, Hospital de Trauma, dentre outros que nos dão o devido suporte na realização de exames de imagem, sejam estes de urgência ou eletivos”, complementou.
A diretora-geral do HRG, Rosicler Pinheiro, enfatizou o compromisso da PB Saúde e Governo do Estado da Paraíba em atender às necessidades da população do brejo paraibano. “Investimentos como esse demonstram o empenho em fortalecer o sistema de saúde pública e oferecer serviços de qualidade mais próximos à comunidade. A aquisição do equipamento representa um salto significativo na assistência à saúde na região, permitindo diagnósticos mais ágeis e precisos. Assim, buscamos sempre avançar na nossa missão de cuidar das pessoas com dignidade e eficiência”, declarou.
Desde julho de 2024, quando assumiu a gestão do HRG, a PB Saúde realizou importantes melhorias na unidade, que atua com atendimentos clínicos, urgência e emergência, obstetrícia e cirurgias eletivas. A nova gestão trouxe melhorias na infraestrutura, fluxo de atendimentos e assistência. Para além destes, uma maior integração das equipes por meio de ciclo de capacitações e outras práticas essenciais para a qualidade assistencial.