Notícias

Mostra +PB reuniu profissionais e estudantes para discutir tecnologia e inovação na assistência multidisciplinar durante três dias

publicado: 30/08/2024 20h18, última modificação: 30/08/2024 20h18

A I Mostra +PB Ciência, Tecnologia e Inovações na Assistência Multidisciplinar chegou ao fim nesta sexta-feira (30). O evento realizado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) reuniu profissionais e estudantes das áreas de saúde, gestão, qualidade e inovação numa programação composta por palestras, debates multidisciplinares e apresentações de trabalhos científicos. 

O coordenador do Núcleo de Educação Permanente (NEPS) da PB Saúde, Yuri Martins, destacou a diversidade de público e temas debatidos ao longo da Mostra. “O saldo é extremamente positivo, foram três dias intensos de bastante conhecimento, troca de experiência e, principalmente, qualificação da oferta de assistência que a Fundação PB Saúde presta aos seus pacientes. Então tivemos aqui um público diversificado formado por acadêmicos e profissionais, além de palestrantes renomados e qualificados em suas áreas de atuação”. 

Durante o credenciamento, no primeiro dia da Mostra, cada participante fez a doação de dois quilos de alimento não perecível. Todos os itens arrecadados serão doados para o lar de idosos Vila Vicentina, localizado no bairro da Torre, em João Pessoa. Nesta sexta-feira (30), o evento contou com debate sobre a importância da equipe multidisciplinar no pré e pós-operatório nas cirurgias de revascularização do miocárdio. Outro tema debatido foi o manejo e conduta ao paciente urológico. Já a palestra de encerramento trouxe o tema ‘Análises de indicadores para tomadas de decisões clínicas’. 

Além da palestra e dos debates, a programação contou ainda com a apresentação dos trabalhos científicos. Ao todo, foram submetidos 90 trabalhos, dos quais 80 foram selecionados para o evento. Desses, três foram premiados a partir de avaliação de uma comissão científica por professores universitários e palestrantes do evento, levando em consideração critérios como requisitos técnicos, formatação e adequação visual. 

Os dois primeiros colocados foram premiados com um aparelho de televisão para cada trabalho e o terceiro lugar recebeu um kit profissional composto por estetoscópio, termômetro, tensiômetro e esfigmomanômetro. Mais cinco trabalhos receberam menção honrosa. 

Autor do trabalho ‘Programa de Educação em Saúde em Telessaúde para candidatos a cirurgia bariátrica: relato de experiência’, premiado com a primeira posição, o estudante de nutrição Atson Barbosa, explicou que o trabalho evidencia como a educação em saúde, por meio da modalidade remota, pode ajudar o paciente candidato a cirurgia bariátrica a alcançar seus objetivos. “Ele tem contato com a equipe multidisciplinar e com pessoas que também estão participando dessa etapa, onde a gente tem momentos de encontro para falar sobre sedentarismo e mudanças de hábito”, disse. 

Para a estudante de fisioterapia Sthefany Vitória, que foi premiada em segundo lugar com o trabalho ‘A importância da mobilização precoce dos pacientes críticos em terapia intensiva: uma revisão de literatura’, a troca de experiências entre academia e campo de prática é fundamental para o desenvolvimento do saber. “É muito importante que, nós, estudantes, possamos participar de eventos científicos como este para aprendermos e, também, compartilhamos nossos conhecimentos”, comentou. 

O superintendente da Fundação PB Saúde, Alexandre Bento, ressaltou a adesão do público ao evento. “É uma satisfação para a PB Saúde promover um evento nesse nível para a comunidade acadêmica e profissionais da assistência, com inscrições gratuitas, facilitando o acesso para o público alvo. E tivemos uma grande adesão, o que fez a Mostra ser um sucesso. Então, nós deixamos nosso agradecimento, ao mesmo tempo que convidamos para a próxima edição”, concluiu.