Notícias
Janeiro Branco: PB Saúde realiza diversas ações junto aos colaboradores e pacientes das unidades gerenciadas
Durante o mês de janeiro a Fundação Paraibana de Gestão em Saúde - PB Saúde realizou diversas atividades alusivas à Campanha Janeiro Branco em suas unidades. A Campanha que em 2024 tem como tema: “Saúde Mental enquanto é tempo! O que fazer agora?” teve início no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires com sessões de meditação guiada e auriculoterapia para os colaboradores, bem como a já tradicional Caravana Janeiro Branco, atividade realizada nos corredores do hospital com acompanhamento musical de Raifi Souza, além do instalação, na recepção principal da Unidade, de um grande laço branco formado por balões, simbolizando a Campanha.
Ainda dentro da programação, a equipe de psicologia fez o Psi Stop, que conta com abordagens psico-educativas junto a pacientes, familiares e colaboradores e o plantão psicológico para colaboradores o que para a coordenadora da Psicologia, Vaneide Delmiro, cuidar da saúde mental é essencial para uma melhor qualidade de vida e alertou que “embora a Campanha Janeiro Branco tenha um mês específico, ela precisa ser lembrada e praticada de janeiro a janeiro”.
Já os profissionais que compõem a Hemodinâmica de Campina Grande tiveram a oportunidade de participar de palestras que abordaram temas como: “Saúde Mental: Como evitar o adoecimento no trabalho e na vida”, proferida pela Dra. Márcia dos Santos, e da palestra com a Dra. Márcia Candelária que falou sobre “Um panorama sobre a saúde mental do trabalhador no Hospital de Trauma; Desafios e perspectivas”.
Enquanto que a equipe da Hemodinâmica de Patos além de participar de palestras com psiquiatra, puderam expressar suas expectativas para o ano de 2024. Conforme informou a coordenadora administrativa, Liliane Sena, os profissionais ainda tiveram a oportunidade de atendimento tanto psicológico como psiquiátrico.
As ações alusivas à Campanha foram encerradas na manhã desta terça-feira (30), na sede da PB Saúde, com sessões de aromaterapia com massagem de mãos que de acordo com a psicanalista e terapeuta Georgia Késsia, a terapia tem como objetivo, através do aromas, amenizar dores e desconfortos, bem como estimular o bem-estar em pontos que aumenta a capacidade cognitiva em relação às necessidades psíquicas. E a massagem de mãos potencializa a aromaterapia, uma vez que as mãos possuem pontos energéticos que fazem correspondência com todo o organismo.
Os colaboradores tiveram também a oportunidade de cantar e relaxar ao som de Clara Bione, um momento para desacelerar um pouco da correria diária e olhar mais para si. Para o diretor superintendente da PB Saúde, Ari Reis, o cuidado com os colaboradores reflete diretamente no cuidado com os pacientes assistidos nas Unidades de Saúde. “Quando cuidamos dos nossos colaboradores estamos cuidando também dos nossos pacientes, pois os funcionários estando bem, automaticamente vai prestar um bom serviço e todos nós ganhamos”, ressaltou Ari.