Notícias

I Encontro de Nutrição da PB Saúde reúne profissionais e estudantes para discutir terapia nutricional enteral e parenteral

publicado: 05/09/2024 17h52, última modificação: 05/09/2024 17h52

A Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) realizou, nesta quinta-feira (5), o seu I Encontro de Nutrição - Nutricon.  Em sua primeira edição, o encontro científico reuniu profissionais, estudantes e pesquisadores da área para discutir o tema ‘Terapia Nutricional Enteral e Parenteral”. O evento alusivo ao Dia do Nutricionista aconteceu no auditório da PBPrev. 

De acordo com Atson Barbosa, membro da comissão organizadora do Nutricon, o objetivo do Encontro é atualizar os nutricionistas que atuam nos hospitais gerenciados pela Fundação PB Saúde, assim como outros profissionais, pesquisadores e estudantes da área de nutrição sobre os temas relacionados à nutrição hospitalar. 

“Nós queremos desenvolver cada vez mais as habilidades técnicas no que diz respeito à terapia nutricional enteral e parenteral em pacientes crônicos, oncológicos e na pediatria, enfim, todas as áreas que são assistidas e ofertadas pelos hospitais administrados pela PB Saúde. Por isso, abordamos pontos como o desenvolvimento de protocolos, fortalecimento da equipe multiprofissional e equipe multidisciplinar de terapia nutricional”, afirmou. 

Dentro da temática da nutrição hospitalar, a programação contou com palestras sobre indicadores de qualidade da EMTN (equipe multidisciplinar de terapia nutricional), manejo de terapia nutricional no paciente crônico, terapia nutricional no paciente crítico e terapia nutricional na pediatria. 

Conforme explicou Kamilla Capistrano, nutricionista da gerência multiprofissional da PB Saúde, o Nutricon surgiu da necessidade de abordar questões da nutrição hospitalar, pouco explorada nos eventos científicos de forma geral. “Trouxemos nomes relevantes da nutrição na Paraíba e outros estados, profissionais com alta capacidade técnica para reforçar cada vez mais a atuação da nutrição clínica no âmbito da PB Saúde”, destacou. 

Para a diretora de Atenção à Saúde da Fundação, Ilara Nóbrega, eventos como este são fundamentais para a atualização constante dos profissionais. “Temos a oportunidade de nos aprofundar em novas pesquisas e tecnologias relativas à área, além de promover a troca de experiências entre os participantes, o que possibilita novas colaborações e projetos inovadores. Por isso, a PB Saúde busca sempre incentivar a produção da pesquisa, assim como a atualização profissional, demonstrando o compromisso da Fundação com um atendimento de excelência aos pacientes”, ressaltou.

A programação do evento foi aberta com palestra do médico nutrólogo Ednaldo Queiroga Filho, que abordou o tema “Terapia Nutricional Parenteral”. Em seguida, a nutricionista Ângela Gadelha tratou sobre “Indicadores de Qualidade na EMTN” em sua apresentação. 

Depois do intervalo, as atividades foram retomadas com a palestra “Manejo da Terapia Nutricional no Paciente Crônico”, ministrada pela nutricionista Maria Rayssa Nascimento, que, por sua vez, antecedeu a abordagem da nutricionista Mirela Barreto acerca da “Terapia Nutricional na Pediatria”. A programação foi finalizada com uma videoconferência da nutricionista Camila Prim sobre “Terapia Nutricional no Paciente Crítico”.