Notícias
HSGER conclui visita técnica da SES-PB e reforça integração para qualificação dos serviços prestados à população
O Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER) concluiu mais uma importante etapa do processo de fortalecimento institucional com a realização da visita técnica promovida pela Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB). A agenda integrou ações de acompanhamento e alinhamento estratégico voltadas à qualificação permanente da assistência, ao aprimoramento dos processos de trabalho e ao fortalecimento da gestão compartilhada entre a SES-PB e a Fundação PB Saúde, responsável pela administração da unidade.
A visita reuniu representantes da Gerência Executiva de Atenção Especializada (GEAE/SES) e equipes técnicas da Fundação PB Saúde, consolidando uma agenda de trabalho focada na melhoria contínua dos serviços ofertados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Participaram da programação a gerente de Práticas em Saúde da Fundação PB Saúde, Bárbara Carvalho; a gerente de Regulação Hospitalar, Kaliane Medeiros; a gerente de Hospitalidade, Priscila Araújo; a gerente de Linhas de Cuidado, Rafaella Keyla; a gestora do Núcleo de Apoio Estratégico (NAE), Sara Guerra; e o gerente de Engenharia, Jonathan Canuto.
Representando a Secretaria de Estado da Saúde, estiveram presentes Laís Paiva, gerente operacional de Atenção Especializada; Adrielly Lima, chefe do Núcleo de Engenharia Clínica; Camila Medeiros, enfermeira obstetra; e Ana Cláudia, chefe do Núcleo de Urgências e Emergências.
Durante o encontro, foram discutidos fluxos assistenciais, processos administrativos, oportunidades de aprimoramento e estratégias voltadas à organização dos serviços, fortalecendo a atuação integrada entre hospital, Fundação PB Saúde e Secretaria de Estado da Saúde.
Para a gerente de Práticas em Saúde da Fundação PB Saúde, Bárbara Carvalho, a aproximação entre as equipes contribui para a consolidação de boas práticas e para o fortalecimento da assistência.
“Momentos como este permitem avaliar processos, compartilhar experiências e identificar oportunidades de melhoria de forma conjunta. O diálogo permanente entre as instituições fortalece a qualidade da assistência e contribui para uma gestão cada vez mais eficiente e alinhada às necessidades dos usuários”, comentou.
A gerente de Regulação Hospitalar da Fundação PB Saúde, Kaliane Medeiros, destacou a importância do alinhamento dos fluxos e da integração entre os diversos setores envolvidos no cuidado ao paciente.
“A regulação é uma ferramenta estratégica para garantir acesso, organização e eficiência na assistência. Essas agendas fortalecem a integração entre as equipes e permitem aperfeiçoar processos que impactam diretamente a jornada do usuário dentro da rede de saúde”, frisou.
Já a gerente de Hospitalidade, Priscila Araújo, ressaltou que a qualificação dos serviços também passa pelo fortalecimento do acolhimento e da experiência dos pacientes.
“Quando falamos em hospitalidade, estamos falando de cuidado em todas as etapas do atendimento. O aprimoramento contínuo dos processos reflete diretamente na humanização da assistência e na construção de um ambiente mais acolhedor para pacientes, acompanhantes e colaboradores”, observou.
Para o gerente do Núcleo de Ações Estratégicas da Fundação PB Saúde, Raphael Henrique de Melo, o alinhamento entre os diferentes atores da rede fortalece a capacidade de execução e consolida os avanços alcançados.
“Como fundação responsável pela gestão do HSGER, nosso papel também é fortalecer conexões entre estratégia e operação, apoiando a implementação de melhorias e garantindo maior efetividade aos processos desenvolvidos dentro da unidade”, disse.
A diretora-geral do HSGER, Lidiane Nascimento, destacou que a agenda representa mais um passo importante dentro do processo de reestruturação e fortalecimento institucional da unidade.
“Encerramos essa agenda com avanços importantes para o planejamento e para a consolidação de ações que já vêm sendo desenvolvidas. Esse é um momento que reforça o nosso processo de reestruturação da unidade e dos processos de trabalho, com foco na organização dos fluxos, na melhoria estrutural e, principalmente, no aprimoramento do acolhimento aos usuários do SUS. O olhar técnico externo contribui para ampliar perspectivas e fortalecer decisões que impactam diretamente a experiência e a qualidade da assistência oferecida”, comentou.
Representando a Secretaria de Estado da Saúde, Laís Paiva enfatizou o papel do acompanhamento técnico na qualificação dos serviços e no fortalecimento da rede estadual de saúde.
“Mais do que acompanhar indicadores e processos, essas visitas permitem compreender as particularidades de cada unidade e construir soluções alinhadas à realidade do serviço. O fortalecimento da assistência acontece quando conseguimos integrar planejamento, monitoramento e apoio técnico de forma contínua. Destaco, ainda, o compromisso do Secretário de Estado da Saúde através do acompanhamento permanente das unidades de saúde, a valorização das equipes e a busca constante pela excelência na prestação dos serviços públicos. Nosso objetivo é fortalecer a atenção especializada e garantir um cuidado cada vez mais qualificado, seguro e humanizado para todos os usuários do SUS paraibanos”, explicou.
A visita reforça a gestão pactuada entre a Fundação PB Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba na administração do HSGER, consolidando uma agenda permanente de acompanhamento, planejamento e qualificação dos serviços. O hospital segue comprometido com o aprimoramento contínuo dos seus processos, a valorização das boas práticas de gestão e o fortalecimento das parcerias institucionais, mantendo o foco na oferta de uma assistência cada vez mais eficiente, humanizada e segura para a população.