Notícias

Hospital Regional de Guarabira inaugura novo Centro de Diagnóstico por Imagem

publicado: 04/08/2025 14h54, última modificação: 04/08/2025 14h54

Foi inaugurado, na última sexta-feira (1), o novo Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) do Hospital Regional de Guarabira (HRG), unidade do Governo do Estado e gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde). O serviço vai contar com o primeiro tomógrafo da rede pública de saúde do Brejo paraibano, ampliando o acesso a exames de imagem de alta complexidade para a população de 25 municípios da região. A inauguração contou com a presença do governador João Azevedo e do vice-governador Lucas Ribeiro. 

Com investimento de R$ 2.060.000 do Governo do Estado, o tomógrafo instalado no novo CDI do HRG possui tecnologia de 64 canais, permitindo a realização de exames de tomografia computadorizada com alta resolução e maior agilidade. O tomógrafo já está em funcionamento no novo espaço, que foi totalmente estruturado para receber o equipamento. 

Segundo o diretor-técnico do HRG, Igor Monteiro, a chegada do tomógrafo representa um marco para a saúde da região. “Trata-se de um equipamento que poderá ser decisivo em muitos diagnósticos, como nos casos de acidente vascular encefálico em janela para trombólise. É um ganho para toda a rede de atenção, que passa a contar com mais um serviço essencial para salvar vidas”, afirmou.

Além de atender à demanda local, o novo CDI vai contribuir para a descentralização dos exames de imagem no estado. “Com isso, vamos desafogar unidades como o Hospital Metropolitano, Edson Ramalho e o Hospital de Trauma, que até então recebiam os pacientes do Brejo para esse tipo de exame, seja em caráter de urgência ou de forma eletiva”, destacou a diretora-geral do HRG, Rosicler Pinheiro. 

O superintendente da PB Saúde, Jhony Bezerra, reforçou o compromisso da Fundação e do Governo da Paraíba em ampliar e qualificar os serviços ofertados à população. “Esse investimento é reflexo do esforço conjunto para fortalecer o sistema público e garantir atendimento digno, resolutivo e mais próximo das pessoas. Estamos dando um salto na qualidade da assistência com a entrega desse equipamento”, enfatizou.

Desde julho de 2024, quando a PB Saúde assumiu a gestão do HRG, a unidade passou por uma série de melhorias estruturais e assistenciais. Além da implantação do novo CDI, a unidade tem investido na reestruturação dos fluxos de atendimento, na qualificação das equipes e no fortalecimento de uma cultura de cuidado centrada no paciente.