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Hospital Regional de Guarabira fortalece acolhimento humanizado para pacientes e acompanhantes

O cuidado com quem busca atendimento em um hospital vai muito além dos procedimentos médicos. No Hospital Regional de Guarabira (HRG), unidade do Governo do Estado e gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), o acolhimento humanizado é uma das prioridades no dia a dia da equipe. O objetivo é garantir que cada paciente e acompanhante seja recebido com respeito, escuta atenta e empatia desde o primeiro contato com o serviço.
O HRG tem se destacado pela ampliação dos serviços e pela qualificação do atendimento à população da região do Brejo paraibano. De acordo com o coordenador do setor de Acolhimento do HRG, Márcio Andrade, o setor de Acolhimento tem um papel essencial junto aos usuários do HRG, onde os agentes atuam de forma humanizada por meio de ações que valorizam o cuidado integral, o respeito e a escuta ativa. “Através de uma escuta qualificada, eles acolhem os pacientes e acompanhantes com atenção, empatia e sem julgamentos, buscando entender suas necessidades emocionais, sociais e de saúde”.
A equipe do Acolhimento atua em parceria com todos os setores do hospital para garantir aos usuários informações corretas e claras, fornecidas pelos profissionais responsáveis de cada área, passando mais tranquilidade e segurança para quem está recebendo atendimento. Para isso, a equipe é preparada por meio de capacitações, suporte emocional e práticas colaborativas.
“A atuação desta equipe tem início na chegada dos pacientes e acompanhantes, momento em que são acolhidos e orientados de acordo com a necessidade de cada um. Estamos sempre atentos ao bem-estar das pessoas que procuram o hospital, fazendo contato com a equipe multidisciplinar para levar ao apoio psicológico, social e assistencial que sejam necessários”, explicou o coordenador do setor.
A paciente Mileide Soares foi atendida na unidade hospitalar e elogiou a forma como foi recepcionada. “A equipe do Acolhimento prestou um serviço excelente, me dando o direcionamento para ser atendida, um suporte rápido e de ótima qualidade. Só tenho a agradecer”, disse.
Além dos pacientes, o cuidado humanizado se estende aos acompanhantes, que também são orientados, acolhidos e ouvidos durante todo o processo de assistência, fortalecendo o vínculo entre o hospital e os familiares. Um exemplo é o caso de Lairton Monteiro, que acompanhou seu irmão Lourenço durante internação no hospital. “Gostei muito do atendimento desde o dia em que ele chegou. Muito obrigado”, agradeceu.
Para a diretora geral do HRG, Rosicler Pinheiro, o principal objetivo é garantir um ambiente mais acolhedor e humanizado para todos que necessitam de atendimento na unidade. “O acolhimento humanizado é um compromisso diário da nossa equipe. Trabalhamos para que cada paciente se sinta respeitado, ouvido e bem cuidado desde a chegada à unidade. Esse cuidado vai além do atendimento técnico, envolve empatia e escuta ativa”, afirmou.