Notícias

Hospital Regional de Guarabira encerra o ano com avanços, conquistas e melhorias na assistência à população

publicado: 02/01/2025 17h41, última modificação: 02/01/2025 17h41

O Hospital Regional de Guarabira Antônio Paulino Filho (HRG), da rede estadual de saúde e gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) desde julho de 2024, encerrou o ano com números de atendimentos que evidenciam a relevância da unidade como referência em assistência hospitalar na região. O hospital ainda alcançou êxitos como novos serviços oferecidos, reforçando o compromisso com a saúde e bem-estar da população do Brejo paraibano. 

No período de julho a dezembro do ano passado, o HRG registrou 2.487 internações, resultando numa média de 415 pacientes internados ao mês. No mesmo período, foram realizados 2.770 atendimentos ambulatoriais na unidade hospitalar, com uma média de 462 atendimentos ao mês, abrangendo especialidades como clínica geral, cardiologia e ortopedia. Esses atendimentos são fundamentais para diagnósticos precisos e acompanhamento médico regular. 

Também no segundo semestre, foram registrados 710 procedimentos cirúrgicos que garantiram melhor qualidade de vida aos pacientes. O número corresponde a uma média de 118 cirurgias mensais. A maternidade do HRG foi responsável por  935 partos, entre normais e cesáreas, assegurando conforto e segurança para as mães e recém-nascidos. Já nos Serviços de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT), foram mais de 50 mil exames e procedimentos realizados, entre exames laboratoriais, ultrassonografia, mamografia e outros. 

Para a diretora-geral do HRG, Rosicler Pinheiro, este foi um ano de transformação e trabalho árduo na unidade hospitalar. “Desde que a PB Saúde assumiu a gestão do Hospital Regional de Guarabira, alcançamos números expressivos na produção assistencial, sempre com o objetivo de oferecer o melhor cuidado à nossa população”, afirmou. 


Avanços e conquistas 

Além desses números registrados, o Hospital Regional de Guarabira fortaleceu a infraestrutura, os fluxos de atendimento e a qualidade da assistência. No ano passado, a unidade foi palco da primeira teleconsulta pelo Programa Paraíba Contra o Câncer, com o objetivo de facilitar o acesso e o acompanhamento especializado de pacientes oncológicos, proporcionando um atendimento mais rápido e eficiente. 

A unidade também realizou a primeira cirurgia de frenotomia, que beneficia bebês com anquiloglossia, além de ampliar o número de cirurgias pediátricas por meio do Programa Opera Paraíba, beneficiando crianças e adolescentes da região. Também por meio do Opera Paraíba, no mês de setembro, o HRG passou a realizar cirurgias ortopédicas inéditas na região, promovendo avanços na oferta de procedimentos como artroplastia e reconstrução ligamentar intra-articular de joelho.

Outro marco para a unidade hospitalar foi a aquisição do primeiro tomógrafo da saúde pública de Guarabira e região, um investimento de mais de R$ 2 milhões. Este equipamento moderno, que garante exames mais ágeis e resultados de alta precisão, passará a funcionar em breve, quando iniciarem os atendimentos no novo Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) do hospital. 

Rosicler Pinheiro destacou que essas conquistas só foram possíveis devido ao trabalho de cada colaborador. “Estamos orgulhosos de cada avanço e seguimos firmes na missão de cuidar de quem mais precisa. No ano passado, transformamos vidas e construímos um futuro melhor para a saúde em Guarabira e região. Seguiremos firmes, neste ano, na missão de salvar vidas e proporcionar cuidado com dignidade e excelência”, concluiu.