Notícias

Hospital Regional de Guarabira celebra 1 ano de gestão da Fundação PB Saúde com avanços na assistência à população

publicado: 02/07/2025 16h17, última modificação: 02/07/2025 16h17

O Hospital Regional de Guarabira Antônio Paulino Filho (HRG), unidade do Governo da Paraíba, está completando um ano sob o gerenciamento da Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) com um modelo de administração que prioriza o cuidado e qualidade nos atendimentos. Desde que passou a ser gerenciado pela Fundação, em 2 de julho de 2024, a unidade tem apresentado avanços significativos, refletindo diretamente na melhoria da assistência prestada à população do Brejo paraibano.

O diretor superintendente da PB Saúde, Jhony Bezerra, destacou o comprometimento da gestão e a melhoria contínua nos serviços prestados. “Estamos vivenciando uma nova fase no Regional de Guarabira, com foco na humanização, no fortalecimento da assistência e na valorização dos nossos profissionais. Esse primeiro ano de administração da PB Saúde já mostra resultados concretos e reforça nosso compromisso com a população de toda a região”, afirmou.

Ao longo dos últimos 12 meses, o hospital realizou 38,4 mil atendimentos de urgência e 5,2 mil atendimentos ambulatoriais, reforçando seu papel como referência regional em atendimento hospitalar. Além disso, foram registradas 7,1 mil internações e 1,5 mil cirurgias. 

Já na área de obstetrícia, foram realizados mais de 2,4 mil partos, entre partos normais e cesarianas, com acolhimento humanizado e equipes capacitadas para garantir conforto e segurança às mamães e bebês.  Outro destaque é o número de exames realizados. Neste período, foram registrados 98,3 mil exames, sendo 26,2 mil exames de imagem como raio-x, endoscopias, ultrassonografias, mamografias e eletrocardiogramas.

A diretora geral do HRG, Rosicler Pinheiro, atribui os resultados obtidos a um trabalho realizado em equipe. “Dentro de 12 meses, foram muitos avanços e conquistas que unem-se a muitos desafios enfrentados por um time integrado, que faz acontecer, que veste a camisa para que o serviço não pare. O HRG é a principal unidade da nossa região, atendendo à população de 26 municípios, além de Guarabira. Então, neste sentido, nós temos a certeza de que não podemos parar”, destacou. 

Reforma e ampliação 

Além dos resultados positivos, o Hospital Regional de Guarabira está passando por uma reforma estrutural, com investimento de R$ 32 milhões para melhorar a estrutura da unidade. A ampliação do HRG vai elevar a assistência prestada aos pacientes, com a criação de novos leitos, novas salas de cirurgia, um novo Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), além de melhorias na maternidade e outros setores do hospital. 

“Nós somos uma unidade que temos 50 anos de construção e nesse período nós nunca tivemos uma reforma e ampliação de tamanha magnitude. Nós vamos sair de 7 mil m² para  8,5 m², ou seja, 1,5 m² a mais de área construída, aumentando nossa UTI e a capacidade de leitos. Vamos viver um novo momento na saúde de Guarabira, um momento que a região do Brejo merece, que a Paraíba merece”, concluiu Igor Monteiro, diretor técnico da unidade hospitalar.