Notícias
Hemodinâmica de Patos salva mais uma vida no Sertão paraibano por meio de trombectomia mecânica pulmonar

A equipe do serviço de Hemodinâmica, instalado no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos, e gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), realizou um procedimento essencial para salvar a vida de uma paciente de 50 anos com trombose pulmonar. Denominado trombectomia mecânica pulmonar, o tratamento consiste na remoção de um coágulo sanguíneo na artéria pulmonar, evitando complicações graves. O procedimento aconteceu no último sábado (22).
De acordo com o cardiologista e hemodinamicista Jeann Santiago, responsável pela realização do procedimento, a paciente tinha sido submetida, recentemente, a uma cirurgia ginecológica e desenvolveu quadro de trombose pulmonar. “O procedimento foi realizado com sucesso, retirando grande quantidade de carga trombótica através da aspiração local do coágulo, melhorando o quadro clínico da paciente e diminuindo pressões no leito pulmonar”.
A paciente recebeu alta hospitalar três dias após a realização do procedimento e seguirá acompanhamento ambulatorial. “Quando essa patologia não é tratada, o paciente pode evoluir para uma doença grave chamada hipertensão pulmonar e, em muitos casos, ir à óbito”, explicou o especialista.
O médico destacou a importância de realizar esse tipo de procedimento na região do Sertão paraibano, em que os pacientes necessitavam ser encaminhados para a região metropolitana para receber a assistência adequada. “Com esse tratamento disponível para a população sertaneja, através da Hemodinâmica, podemos ajudar pessoas que iriam ter um desfecho muito desfavorável e, assim, contribuir com sua qualidade de vida, prevenindo até mesmo o óbito”, afirmou.
Em dois anos de funcionamento, a Hemodinâmica de Patos já tratou 12 pacientes com trombose pulmonar, todos saindo com desfecho positivo e curados. “O êxito na realização dos procedimentos evidencia o avanço da saúde pública da Paraíba, por meio dos investimentos da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da PB Saúde”, ressaltou Jhony Bezerra, diretor-superintendente da Fundação.
Serviço:
A Hemodinâmica de Patos foi instalada no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro em 20 de dezembro de 2022. O serviço, que integra o Programa Coração Paraibano, beneficia diretamente a população de 89 municípios do Sertão atendidos pela 3ª Macrorregião de saúde, com atendimento nas áreas de cardiologia intervencionista e endovascular.
Todos os atendimentos do serviço são realizados de forma regulada pela Central de Regulação da Secretaria Estadual de Saúde, que analisa o perfil de cada paciente e o encaminha para a hemodinâmica quando necessário.