Notícias
Hemodinâmica de Patos promove treinamento sobre ventilação mecânica para fisioterapeutas e equipe de enfermagem
A Hemodinâmica do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos, unidade da rede estadual de saúde e gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), está promovendo uma capacitação sobre ventilação mecânica para os fisioterapeutas, enfermeiros e técnicos em enfermagem do serviço. O treinamento teve início nesta segunda-feira (19) com a primeira turma e segue na quarta (21) e sexta-feira (23), capacitando mais de 40 profissionais.
Segundo o coordenador de Fisioterapia da Hemodinâmica de Patos, Gabriel Nogueira, o objetivo do curso é qualificar a equipe assistencial com conhecimentos em rotina, modulação de parâmetros assistenciais de ventilação mecânica e resolução de casos clínicos com as intercorrências mais comuns no serviço. “O profissional deverá ter conhecimento para modular, além de calcular volumes e pressões pulmonares, quantidade de ciclos respiratórios e fração de oxigênio para garantir uma ventilação pulmonar segura e eficaz”, afirmou.
Ainda de acordo com Gabriel Nogueira, o treinamento deverá contribuir diretamente na assistência prestada aos pacientes. “Em uma intercorrência que leva o paciente à ventilação mecânica, o tempo e a capacidade de ventilar corretamente com segurança faz a diferença no tratamento. Pois, dessa forma, podemos proporcionar uma ventilação mecânica que assumirá o controle da respiração daquele paciente”, explicou.
A enfermeira hemodinamicista, Julyana Soares, é uma das profissionais que passou pela capacitação e destacou a importância de estar atualizada com as técnicas e procedimentos que podem fazer diferença no atendimento. “A partir do treinamento, podemos desenvolver nossas habilidades e conhecimentos, assim como aumentar a eficiência no desempenho de nossas funções, auxiliando nos ajustes iniciais e manejo dos parâmetros de ventilador mecânico”, disse.
Além dos profissionais da hemodinâmica, o curso se estende, também, aos profissionais que atuam na enfermaria e unidade de terapia intensiva (UTI) cardiológicas. Outros treinamentos estão sendo planejados para os profissionais de medicina, enfermagem e radiologia.