Notícias
Hemodinâmica de Patos celebra três anos com mais de 8,8 mil procedimentos no Sertão da Paraíba
O serviço de Hemodinâmica instalado no Complexo Hospitalar Deputado Janduhy Carneiro, em Patos, completa três anos de funcionamento neste sábado (20) consolidado como um marco para a assistência cardiovascular e endovascular no Sertão paraibano. Gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), o serviço se tornou referência regional em procedimentos de alta complexidade realizados integralmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Implantada em 2022 com uma estrutura inicial enxuta, composta por uma sala de hemodinâmica e dois leitos de Unidade de Recuperação Pós-Anestésica (URPA), a Hemodinâmica de Patos passou por um processo acelerado de expansão estrutural, assistencial e de pessoal. Atualmente, o serviço garante atendimento especializado para pacientes de 89 municípios da terceira macrorregião de saúde da Paraíba, reduzindo distâncias, tempo de espera e salvando vidas.
Ao longo dos três anos, a produção assistencial apresentou crescimento expressivo. Em 2023, a meta anual para procedimentos em cardiologia intervencionista era de 1.224, número amplamente superado com a realização de 2.385 intervenções. No ano seguinte, em 2024, a meta foi ampliada para 2.160 procedimentos, e a produção alcançou 3.101 atendimentos. Já em 2025, mantendo a mesma meta anual de 2024, o serviço contabilizou 2.409 procedimentos realizados, demonstrando a consolidação da unidade e a capacidade de resposta às demandas da população.
Entre 2023 e 2025, a Hemodinâmica de Patos soma mais de 8.800 procedimentos realizados, refletindo a consolidação do serviço e o fortalecimento da assistência de alta complexidade no interior do estado. Segundo a coordenadora administrativa da Hemodinâmica de Patos, Liliane Sena, a implantação do Programa Coração Paraibano, em março de 2023, foi um divisor de águas para a unidade. “A partir desse momento, passamos a funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana, ampliando de forma significativa o acesso da população aos procedimentos cardiológicos intervencionistas”, destaca.
Ainda em 2023, a estrutura assistencial foi ampliada com a implantação de 10 leitos de enfermaria e seis leitos de UTI cardiológica. Em 2024, o serviço ganhou a Unidade de Decisão Cardiológica, com cinco leitos voltados à estratificação de risco e manejo clínico qualificado dos pacientes. Paralelamente, foram implantados serviços estratégicos de apoio, como fisioterapia em todos os setores de internação, ecocardiograma para pacientes internados, ambulatório de egressos da Hemodinâmica, Núcleo Interno de Regulação e Núcleo de Auditoria e Qualidade.
O crescimento da estrutura veio acompanhado da ampliação do quadro de colaboradores. Em 2022, a Hemodinâmica de Patos contava com apenas 14 profissionais e, em 2025, chegou a 168 colaboradores, formando uma equipe multiprofissional compatível com a complexidade e o volume assistencial do serviço:
Para Liliane Sena, os desafios administrativos foram proporcionais à importância do serviço. “Foi necessário construir fluxos, padronizar protocolos, adequar a estrutura física e integrar novos setores à dinâmica hospitalar. Hoje, vivenciamos um novo momento, com o serviço em processo de reforma e ampliação, incluindo expansão da farmácia, aumento de leitos de UTI, reestruturação das áreas de OPMEs e setores administrativos”, explica.
A coordenadora assistencial da Hemodinâmica de Patos, Edmara Nóbrega, destaca o fortalecimento dos protocolos, a ampliação da segurança do paciente e a incorporação de procedimentos que antes não faziam parte da realidade local. “Além do diagnóstico precoce do infarto e da realização do cateterismo em tempo oportuno, hoje ofertamos procedimentos de alta complexidade e alto nível tecnológico, como arteriografia cerebral, angioplastia com aterectomia rotacional, implante de filtros de veia cava, embolizações e flebografias, todos pelo SUS”, afirma.

Segundo Edmara, o crescimento da equipe multiprofissional foi fundamental para a consolidação desses avanços. “A implantação do Núcleo Interno de Regulação, o fortalecimento do Núcleo de Segurança do Paciente, a ampliação das escalas de fisioterapia e a estruturação do Escritório de Qualidade impactam diretamente a organização da assistência e os resultados clínicos. Ao completar três anos, podemos dizer que 8.811 vidas foram diretamente impactadas pelo cuidado prestado pela Hemodinâmica de Patos”, ressaltou a gestora.
Na avaliação do líder médico da Hemodinâmica de Patos, Lucas Xavier, o serviço representa uma transformação histórica para a região. “Antes da implantação, pacientes com infarto agudo do miocárdio precisavam ser transferidos para Campina Grande ou João Pessoa, o que comprometia o tempo de atendimento e o prognóstico. Hoje, conseguimos oferecer diagnóstico e tratamento rápido, seguro e alinhado às diretrizes atuais, próximo da população”, destaca.

Além da cardiologia intervencionista, o serviço ampliou sua atuação para procedimentos endovasculares e neurovasculares, com impacto direto na qualidade de vida dos pacientes. “A realização de angioplastias de membros inferiores evita amputações e a arteriografia cerebral contribui para a segurança dos protocolos de morte encefálica e fortalecimento da rede de transplantes”, completa.
Ao completar três anos de funcionamento, a Hemodinâmica de Patos se consolida como um serviço estratégico da rede estadual de saúde, reafirmando o compromisso da PB Saúde com a interiorização da alta complexidade, a ampliação do acesso e o cuidado humanizado, levando tecnologia, resolutividade e esperança para o Sertão da Paraíba.