Fundação PB Saúde promove I Encontro Sobre Uso Racional de Medicamentos

publicado: 22/06/2023 16h13, última modificação: 25/06/2023 12h27

Visando aprofundar os conhecimentos dos profissionais de saúde sobre a importância dos cuidados ao adquirir, utilizar, guardar e até mesmo descartar os medicamentos, a Fundação Paraibana de Gestão em Saúde - PB SAÚDE realizou, na última quarta-feira (21), o I Encontro Sobre Uso Racional de Medicamentos da Paraíba. O credenciamento do encontro teve início às 09h, no auditório 2 do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, local onde foram realizadas todas as palestras e atividades educativas propostas pelo Serviço de Farmácia da unidade que idealizou e organizou o evento com o apoio do setor de Educação Permanente do hospital e patrocínio do Conselho Regional de Farmácia da Paraíba.

O uso irracional ou inadequado de medicamentos é um problema mundial de saúde, a OMS estima que mais da metade de todos os medicamentos são prescritos, dispensados ​​ou vendidos de forma inadequada, e que metade de todos os pacientes não os utiliza corretamente. De acordo com o coordenador de Farmácia Clínica e Hospitalar do Metropolitano, Farm. Felipe Piris, o uso indiscriminado de medicamentos aumentou após a chegada da pandemia.

“Sabemos que o isolamento social evidenciado na pandemia causou uma série de transtornos psicológicos na população, então, com esse crescimento de incidência das doenças mentais, houve um aumento significativo no consumo de medicamentos psicotrópicos. Isso é preocupante, pois o uso de medicamentos é muito perigoso tendo em vista que qualquer medicamento pode causar uma reação adversa de intoxicação que traz transtornos, tanto individualmente, como para o Sistema Único de Saúde (SUS) e para os sistemas de saúde particulares”, explicou o gestor.

Ele ainda alertou sobre o cuidado que é preciso ter com indicações que amigos e familiares dão sobre o uso de medicamentos. “Acredito que a melhor de forma de resolver um problema é reconhecer que ele existe. É muito comum, algum amigo, parente, conhecido que indicam medicamentos, mas, até os MIPs (medicamentos isentos de prescrição médica), demandam orientação farmacêutica para evitar intoxicações e aumentar a chance de sucesso da farmacoterapia. Na maioria dos casos, as pessoas se automedicam pela praticidade ou pela falta de tempo de buscar atendimento médico e desejam uma solução rápida, que também pode ser também a mais perigosa com efeitos nocivos à saúde”, afirmou o farmacêutico.

Má alimentação, sedentarismo, stress e o excesso de telas foram alguns dos exemplos que Felipe trouxe à tona para falar sobre a origem da insalubridade associada aos maus hábitos da vida moderna que favorecem o adoecimento mental. Esse já é o segundo evento realizado pela Farmácia Clínica do Metropolitano em 2023, e a assistente social do município de Passagem, Conceição Pereira, que participou dos dois, achou de suma importância os conhecimentos adquiridos no encontro.

“Não só a nível municipal, mas também a nível estadual, esse tipo de conhecimento é muito importante. Vejo que não tem só farmacêuticos participando, mas equipes multidisciplinares que estão atuantes nos municípios que precisam cada vez mais participarem desses momentos para que possam levar e disseminar as informações. Dessa forma, podemos cuidar melhor de nossos pacientes”, relatou a participante.

O I Encontro Sobre Uso Racional de Medicamentos da Paraíba contou com 4 palestras: “Farmacovigilância e Segurança do paciente”, ministrada por Felipe Piris, “Intoxicação medicamentosa na população, quais os nossos desafios?”, ministrada por Hemerson Magalhães, “Arritmias ventriculares e fármacos prolongadores do intervalo QT, Fábio Fernandes, e, “Uso racional de psicofármacos”, ministrada por Rayssa Cruz. Já próximo ao fim do evento, os participantes ainda puderam contar com uma mesa redonda sobre os desafios do uso indiscriminado de medicamentos, sorteios e um coffee-break.