Notícias

Dia D+ Saúde: ação solidária beneficia Associação das Prostitutas da Paraíba com serviços de saúde e assistência social

publicado: 11/12/2024 18h08, última modificação: 11/12/2024 18h08

Amigos e colaboradores da Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) promoveram, nesta quarta-feira (11), mais uma edição do Dia D+ Saúde, ação solidária e voluntária que leva atendimentos de saúde e assistência social para comunidades que possuem dificuldade de acesso a esses serviços. Desta vez, a atividade foi realizada em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh) e beneficiou a Associação das Prostitutas da Paraíba (Apros-PB). 

De acordo com Heliane Medeiros, idealizadora da ação e chefe de Gabinete da PB Saúde, a ação busca promover saúde integral e bem-estar, especialmente, para pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade. “Em cada Dia D+ Saúde, nós trabalhamos a humanização na saúde e hoje nós levamos até essas mulheres, que são marginalizadas pela sociedade, o atendimento médico em diversas especialidades para proporcionar a elas a cobertura em saúde adequada às suas necessidades”, afirmou. 

Durante a ação, foram oferecidas consultas com cardiologista, neurologista e clínico geral, encaminhamentos para outras especialidades médicas, atendimentos de enfermagem e multiprofissional, realização de exames de rotina e distribuição de 65 cestas básicas doadas pela Sedh. 

“É importante ter um olhar voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade, que carregam um histórico de preconceito. Por isso, essa ação reforça o nosso compromisso com a equidade e com a promoção da dignidade humana, garantindo que todas as pessoas, independentemente de contexto social, sejam tratadas com respeito e tenham suas demandas atendidas”, ressaltou Larissa Werton, assessora de Gabinete da Sedh. 

Uma das beneficiadas com a ação foi Edilane, membro da Apros-PB, que elogiou a iniciativa. “Estou gostando muito porque nem sempre recebemos dos médicos os cuidados que precisamos e aqui o atendimento está sendo muito bom, já fiz minha consulta e vou fazer meus exames. Só tenho a agradecer a todos”, comemorou. 

A coordenadora geral da Apros-PB, Luza Maria Silva, destacou a importância da ação solidária para a comunidade beneficiada. “Os serviços de saúde que foram oferecidos não são de fácil acesso e hoje tivemos tudo isso especificamente para as trabalhadoras sexuais, o que é muito importante, porque precisamos cuidar da nossa saúde para podermos viver e trabalhar. Lembrando, também, que tudo foi feito com carinho e compreensão dos profissionais, de forma humanizada”, disse. 

Ações anteriores - Além da atividade realizada na Apros-PB, o Dia D+ Saúde já visitou os lares de idosos Vila Vicentina, em João Pessoa, e Casa de Lázaro, em Santa Luzia; as comunidades quilombolas Gurugi e Ipiranga, no Conde; e reuniu doações em prol da causa animal, em Guarabira.