Notícias

Cirurgias minimamente invasivas: novo episódio do PB Saúde Cast detalha a revolução na recuperação de pacientes

publicado: 04/12/2025 07h00, última modificação: 04/12/2025 14h04

O PB Saúde Cast, podcast oficial da Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (Fundação PB Saúde), está no ar nesta quinta-feira (4) com um episódio dedicado a um assunto que está transformando a vida dos pacientes que precisam passar por cirurgias: os procedimentos minimamente invasivos. Para esclarecer dúvidas e apresentar a importância dessa técnica, o convidado é Thyago Duavy, médico cirurgião-geral e videolaparoscopia no Hospital do Servidor General Edson Ramalho, unidade gerenciada pela PB Saúde.

Durante a conversa, Thyago explicou o que é a cirurgia minimamente invasiva e como ela se diferencia dos métodos convencionais tradicionais. "Hoje, na cirurgia minimamente invasiva, a gente usa mínimas incisões, de meio centímetro a um centímetro, usa câmaras e pinças finas para realizar os procedimentos, só que na cirurgia tradicional a gente usa incisões maiores", detalhou o especialista.

A principal diferença, segundo o cirurgião, reside justamente na menor invasão e no seu impacto direto na recuperação do paciente. "Isso aí vai impactar na questão da recuperação, da menor dor, da alta precoce. Também vem a questão da estética, isso tudo está englobado na cirurgia minimamente invasiva", resumiu. Ele complementa que as pequenas incisões resultam em melhor estética, menos dor, um retorno mais rápido às atividades laborais, menor trauma cirúrgico e menor infecção.

No campo da cirurgia geral, praticamente todos os procedimentos, com raras contraindicações, são realizados através da videolaparoscopia. No Hospital Edson Ramalho, são feitos diversos procedimentos, como cirurgias de vesícula, hérnia, apêndice, além de diagnóstico, visto que a unidade é referência para dor abdominal aguda e oncologia. A diminuição do tempo necessário para recuperação possibilita uma maior rotatividade de pacientes. "Para você ter noção, geralmente, para cirurgia de vesículas, cirurgias de hérnias, alguns diagnósticos que a gente faz com a videolaparoscopia, esse paciente tem média alta dentro das 24 horas", observou.

Em relação ao futuro, Thyago destacou a evolução constante da medicina. "A medicina e a ciência nunca param, então isso não seria diferente na cirurgia. Como foi visto na cirurgia minimamente invasiva os benefícios e o desenvolvimento da tecnologia, hoje a gente vem tem o advento da cirurgia robótica", afirmou. Ele mencionou que a Paraíba já se mostra pioneira, tendo incorporado a cirurgia robótica na urologia através do SUS. No Hospital Edson Ramalho, mesmo sem a robótica, os pacientes têm acesso aos procedimentos minimamente invasivos 100% pelo SUS, beneficiando toda a população com um aparato tecnológico de ponta.

A implantação e difusão da cirurgia minimamente invasiva, junto a iniciativas como o programa Opera Paraíba, demonstram a força que a PB Saúde e a Secretaria do Estado estão desenvolvendo na rede de saúde paraibana. A meta é entregar um serviço de qualidade, diminuindo as filas de espera e tratando a população com a melhor tecnologia disponível, servindo de exemplo para outros estados do país.

Sobre o PB Saúde Cast - O PB Saúde Cast é distribuído semanalmente, por temporada, no canal do YouTube da PB Saúde, no Spotify, no Apple Podcasts e no Amazon Music. A cada episódio, profissionais que atuam em unidades e serviços de saúde públicos do estado da Paraíba, conversam sobre temas relevantes na área de saúde, orientando a população sobre os serviços oferecidos pelo SUS no estado e também sobre dicas para melhoria na saúde e na qualidade de vida. 

O episódio foi dirigido por Felipe Miranda; apresentado por Diogo Almeida, produzido por Thibério Rodrigues; com direção e edição de vídeo por Jackson Diniz; e identidade visual por Alice Pereira. O PB Saúde Cast é gravado na sede da PB Saúde, em João Pessoa.