Agosto Dourado: Hospital Regional de Guarabira incentiva amamentação e saúde infantil

publicado: 16/08/2024 14h40, última modificação: 16/08/2024 14h40

Com a maternidade referência para 25 municípios do Brejo Paraibano, o Hospital Regional de Guarabira (HRG) Antônio Paulino Filho, gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), já registrou 1.553 nascimentos vivos de janeiro até esta sexta-feira (16), quando iniciou a campanha dedicada à promoção do aleitamento materno mais conhecida como Agosto Dourado. Para tornar o momento especial, mamães receberam flores amarelas e orientações sobre os benefícios essenciais que o leite materno oferece para a saúde e o desenvolvimento dos bebês.

Promovida pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), em parceria com a Fonoaudiologia, o banco de leite e a Enfermagem da unidade, a campanha será realizada durante todo o mês de agosto. De acordo com a gerente das práticas de Enfermagem do HRG, Raimunda Soares, o objetivo da ação é apoiar e incentivar todas as mães, pais e cuidadores a buscarem informações e recursos necessários para uma experiência de amamentação bem-sucedida.

“O aleitamento materno exclusivo durante os primeiros seis meses de vida é fundamental, pois fornece todos os nutrientes necessários aos bebês e fortalece o vínculo entre mãe e filho. Além disso, a amamentação também contribui para a saúde das mães, ajudando na recuperação pós-parto e reduzindo o risco de diversas doenças”, explicou a gestora.

Para Talita Alcooforado, uma das mães que deu à luz na maternidade do HRG, o momento de orientações foi muito proveitoso para que ela colocar os ensinamentos em prática durante a amamentação de seu bebê. “Conseguimos adquirir muito conhecimento a partir das orientações que recebemos hoje e vai ajudar muito no nosso dia a dia com os bebês. Já está sendo muito prazerosa essa troca de afeto entre mãe e filho, é muito especial quando o olhinho dele olha pra mim, só consigo sentir amor”, disse.

A diretora hospitalar do HRG, Rosicler Pinheiro, aproveitou o momento para reafirmar o compromisso da gestão em promover a conscientização e o apoio a todas as mães e famílias. “Com essa campanha que é realizada anualmente aqui na unidade, reforçamos o nosso compromisso com a saúde materno-infantil, lembrando a todos os benefícios inestimáveis que a amamentação traz. Nossa missão é apoiar e educar as mães sobre práticas seguras e eficazes de amamentação, bem como oferecer o acompanhamento necessário para superar os desafios que possam surgir”, frisou a gestora.

Agosto Dourado - No Brasil, a campanha foi instituída pela Lei Federal nº 13.345, de 12 de abril de 2017, e a cor “dourada” foi escolhida para representá-la devido ao tom que simboliza o padrão ouro de qualidade do leite humano. Segundo o Ministério da Saúde, o ato de amamentar é bom não só para a saúde do bebê, como também para a saúde da mulher, pois reduz as chances de sangramento pós-parto; ou de desenvolver anemia, câncer de mama e de ovário, diabetes e infarto do coração. A amamentação ainda colabora com a mulher a perder mais rápido o peso que ganhou durante a gravidez.

Aleitamento - De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mesmo após a introdução dos primeiros alimentos sólidos, é ideal que os bebês sigam sendo amamentados até, pelo menos, os 2 anos de idade. Além disso, a OMS reforça a importância da hora de ouro (“golden hour”), que é a primeira hora da mãe com o recém-nascido. Para a Sociedade Brasileira de Pediatria, o contato pele a pele logo após o parto faz o recém-nascido se adaptar mais rapidamente à vida fora do útero, promovendo o vínculo mãe-bebê, e permite que a mãe passe para o pequeno os microrganismos que compõem a microbiota da sua pele, que vão protegê-lo contra infecções.