Notícias

PB Saúde moderniza diagnósticos neonatais com bilirrubinômetros no HRG e HSGER

publicado: 16/12/2024 11h22, última modificação: 16/12/2024 11h22

A Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) deu mais um passo importante na qualificação do atendimento neonatal com a aquisição de dois bilirrubinômetros, equipamento utilizado para medir os níveis de bilirrubina no sangue, especialmente em recém-nascidos. Os aparelhos serão utilizados nas maternidades do Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER), onde já está em funcionamento desde 27 de novembro, e no Hospital Regional de Guarabira (HRG), que recebeu o equipamento no dia 5 de dezembro.

Caracterizada pelo tom amarelado na pele e nos olhos dos recém-nascidos, a icterícia neonatal ocorre devido ao acúmulo de bilirrubina no organismo. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), essa condição afeta cerca de 60% dos bebês a termo e até 80% dos prematuros. Embora muitas vezes seja fisiológica e transitória, o diagnóstico rápido é essencial para prevenir complicações graves, como a kernicterus, uma forma rara de lesão cerebral causada pela elevação excessiva da bilirrubina.

De acordo com a gerente de Enfermagem do HSGER, Mara Fernanda, o novo equipamento permite a medição transcutânea da bilirrubina, reduzindo a necessidade de coletas de sangue em recém-nascidos. “Com o bilirrubinômetro, conseguimos agilizar os processos na maternidade, proporcionar mais conforto aos bebês e atender às famílias com maior segurança. Além disso, teremos uma redução de custos laboratoriais. É uma ferramenta essencial para um atendimento neonatal de excelência, então estamos muito satisfeitos com essa aquisição”, afirmou a gestora.

Para a gerente executiva de Práticas de Enfermagem da PB Saúde, Vanessa Guimarães, a aquisição reforça o compromisso da Fundação com a qualidade assistencial. “Com esse equipamento, garantimos diagnósticos mais rápidos e precisos, fundamentais para iniciar o tratamento adequado da icterícia. Essa é mais uma ação que demonstra o foco da PB Saúde em oferecer tecnologias que priorizem o bem-estar dos pacientes e a eficiência nos serviços prestados”, ressaltou Vanessa.

Segundo a diretora do HRG, Rosicler Pinheiro, o bilirrubinômetro representa mais um avanço significativo para a maternidade da unidade, que vem recebendo importantes melhorias. Em setembro deste ano, o HRG foi contemplado com oito novos berços e uma cadeira de banho adaptada, garantindo mais conforto e segurança para as mães e os bebês recém-nascidos.

“Além disso, recentemente adquirimos tops maternais e mantas flaneladas, reforçando o cuidado e proporcionando segurança e conforto durante o primeiro contato entre a mãe e o bebê, conhecido como a hora de ouro. Essa aquisição vem somar aos esforços contínuos da PB Saúde para oferecer uma assistência cada vez mais qualificada, humanizada e acolhedora, reafirmando nosso compromisso em cuidar bem dos nossos pacientes e suas famílias”, relatou a diretora hospitalar.