Notícias

PB Saúde adere a programa do Governo Federal para otimizar gerenciamento e gestão de custos nos serviços

publicado: 04/09/2024 09h32, última modificação: 04/09/2024 09h32

A Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) aderiu ao Programa Nacional de Gestão de Custos (PNGC), do Ministério da Saúde, que vai proporcionar  mais transparência, governança e melhor utilização de recursos à instituição e serviços gerenciados. Para isso, gestores da PB Saúde estão participando de um curso de capacitação no Sistema de Apuração e Gestão de Custos do SUS (ApuraSUS), ferramenta que auxilia na apuração e gestão de custos de forma padronizada e estruturada. 

De acordo com Lívia Borralho, assessora executiva de Inteligência Operacional e Desenvolvimento Institucional da PB Saúde, o programa e a ferramenta serão utilizados nos três hospitais gerenciados pela Fundação: Hospital Metropolitano, Hospital Edson Ramalho e Hospital Regional de Guarabira. 

“É um programa que vem para colaborar nas estratégias de monitoramento dos custos que são realizados nas nossas unidades, utilizando uma ferramenta que vai facilitar a coleta de informações e ajudar, de forma administrativa, a gerenciar melhor o destino dos recursos financeiros. Por exemplo, a gente vai poder conhecer a realidade de quanto custa a internação de um paciente e fazer análises comparativas entre as unidades hospitalares”. 

O treinamento para o uso da ferramenta ApuraSUS, utilizada pelos entes que aderem ao Programa Nacional de Gestão de Custos, teve início nesta terça-feira (3) e segue até a sexta-feira (6) no formato telepresencial. Estão participando do curso colaboradores que compõem setores administrativos da PB Saúde. 

“Inicialmente estamos realizando uma qualificação interna, com o objetivo de apresentar a ferramenta aos profissionais envolvidos nesse processo de economia da saúde, tendo a oportunidade de conhecer as tecnologias utilizadas para que a gente consiga colaborar no processo de decisão junto à Direção Superior da Fundação. E assim, possamos entregar à população serviços com maior qualidade e com um custo reduzido”, explicou Lívia Borralho. 

Para o superintendente da PB Saúde, Alexandre Bento, a adesão ao programa resultará em benefícios para a Fundação e para o público que utiliza os serviços gerenciados pela instituição. “Esse é um importante passo para otimizar o uso dos nossos recursos e atingirmos nossos objetivos de forma ainda mais eficiente. Através desse programa, teremos acesso a ferramentas e estratégias que nos permitirão melhorar a alocação de recursos e aumentar a produtividade, sempre com a missão de levar a melhor assistência em saúde à população da Paraíba”, afirmou. 

Sobre o programa

O Programa Nacional de Gestão de Custos é uma iniciativa do Ministério da Saúde para fomentar a cultura de gestão de custos em saúde no SUS, previsto na Portaria nº 55, de 10 de janeiro de 2018. Como resultado prático, o programa possibilita ao gestor o conhecimento sobre o custo total, por mês, das instituições de saúde e dos seus setores, bem como o custo unitário médio dos produtos destes setores, para que estes possam embasar decisões administrativas e estratégicas no âmbito das instituições de saúde.