Hemodinâmica de Patos promove ação especial para colaboradores em alusão ao Outubro Rosa

publicado: 16/10/2024 14h03, última modificação: 16/10/2024 14h03

Em celebração ao Outubro Rosa, o serviço de Hemodinâmica do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos, gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), promoveu uma ação de bem-estar para seus colaboradores, nesta terça-feira (16), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST/Patos), além de uma instituição de ensino particular. A atividade foi voltada para o autocuidado e a valorização dos profissionais que atuam no serviço, proporcionando um momento de pausa e cuidado com a saúde.

O Outubro Rosa é uma campanha mundial de conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. De acordo com a enfermeira coordenadora de Práticas Assistenciais da Hemodinâmica de Patos, Kamila Leite, o movimento busca alertar a sociedade sobre a necessidade de realizar exames de rastreamento e adotar hábitos de autocuidado. “No ambiente de trabalho, promover ações alusivas ao Outubro Rosa é uma forma de reforçar a saúde integral dos profissionais, destacando a importância do bem-estar físico e emocional para todos, inclusive para os homens, já que o câncer de mama também pode acometê-los”, afirmou a gestora.

Durante a ação, os colaboradores tiveram acesso a serviços como auriculoterapia, massagens relaxantes e revitalização facial. Joanselma Medeiros, que atua como assistente administrativa na Hemodinâmica de Patos,  expressou sua satisfação com a iniciativa. “Eu achei muito válido, muito bacana. A gente se sente valorizado. Gostei da massagem, da auriculoterapia e também da revitalização facial. A gente trabalha melhor quando se sente valorizado, é algo que dá motivação para continuar a oferecer nosso melhor para quem precisa”, disse Joanselma.

Segundo a articuladora intersetorial da Secretaria Municipal de Saúde de Patos, Ayrla Soares, o objetivo da ação era não só alertar com relação à realização dos exames de rastreamento do câncer de colo de útero e de mama. “Também buscamos alertar para a saúde de forma mais ampla, que envolve um estado de completo bem-estar físico, mental e social. Foi uma oportunidade de orientar os profissionais, de ambos os gêneros, sobre a importância desse autocuidado”, frisou a articuladora que também atua como enfermeira na hemodinâmica de Patos.

Um dos profissionais do gênero masculino que aproveitou o momento foi o técnico de enfermagem Joseph Gabriel. “Ações como essa vão além do simples autocuidado, elas demonstram que somos valorizados como seres humanos, e não apenas como profissionais. Esse cuidado reflete diretamente na qualidade do nosso trabalho, porque quando nos sentimos acolhidos e valorizados, a nossa disposição para oferecer o melhor de nós aumenta. Sem dúvidas, essas atividades fazem toda a diferença para a equipe”, comentou.

Todos os serviços ofertados foram conduzidos por uma equipe multiprofissional. A limpeza de pele foi realizada por Maria Clara, estudante de Biomedicina, enquanto as massagens relaxantes ficaram a cargo de Jakeline Pereira, fisioterapeuta do CEREST, que contou com o apoio da estudante de Fisioterapia Ana Rita. Já a prática de auriculoterapia foi conduzida por Joacilda Silva, que atua como agente de saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Patos, e Ariosto Ribeiro, odontólogo do CEREST, que destacou o impacto positivo da ação.

“Foi gratificante ver que os colaboradores se envolveram e aproveitaram bem a iniciativa, especialmente por se tratar de um dia de trabalho intenso. A auriculoterapia trouxe não só um momento de pausa para cuidar da saúde, mas também uma oportunidade de reduzir o estresse e dores físicas, que são comuns no ambiente hospitalar. Essa ação foi muito bem recebida e teve um impacto visível no bem-estar geral da equipe, contribuindo para um ambiente de trabalho mais leve e harmonioso”, relatou Ariosto.