Notícias

Hemodinâmica de Patos atua junto ao Programa Coração Paraibano e zera lista de infartados do sertão

publicado: 17/11/2023 13h11, última modificação: 17/11/2023 13h17

Graças a atuação incansável dos colaboradores da Fundação PB Saúde que atuam no Programa Coração Paraibano e no serviço de hemodinâmica de Patos, a lista de pacientes infartados do sertão da Paraíba foi zerada nesta sexta-feira (17). O empenho destes profissionais da saúde em fazer um atendimento ágil, nos primeiros minutos, tem sido fundamental para diminuir o risco de morte da população sertaneja que é acometida por essa doença que, segundo dados do Ministério da Saúde, figura como a maior causa de mortes no país. 

Segundo o superintendente da PB Saúde, Ari Reis, o Programa Coração Paraibano, junto à Hemodinâmica de Patos, já salvou mais de 500 vidas sertanejas, de junho a outubro de 2023. Ari acrescentou que, neste mesmo intervalo de tempo, aproximadamente, mil procedimentos foram realizados apenas no complexo Hospitalar Janduhy Carneiro. 

“Essa agilidade na realização dos procedimentos, e na rotatividade de leitos, foi possível porque aumentamos a quantidade de médicos que dão suporte aos pacientes de perfil cardiológico em Patos. Estou muito feliz em ver que a interiorização de alta tecnologia em saúde, articulada pelo programa Coração Paraibano, está gerando um impacto real na vida do sertanejo e salvando muitas vidas”, relatou o gestor.

Para a paciente Glorinês Monteiro, de 61 anos, essa agilidade no atendimento foi o que fez diferença após um infarto grave. Segundo a paciente, que reside em Patos, o mal estar começou às 4h30 da manhã quando ela foi tomar banho, ao sair do banheiro as dores aumentaram muito e ela precisou chamar uma vizinha para pedir ajuda. Após ligarem para o SAMU, em poucos minutos Glorinês já estava sendo atendida. 

“A enfermeira do SAMU ligou para o médico falando dos meus sintomas e ele indicou que imediatamente me desse alguns comprimidos. Quando cheguei no hospital foi tudo muito rápido, me colocaram na maca e me levaram, imediatamente, para a sala de cirurgia. Fizeram minha cirurgia e, graças a Deus, estou aqui muito bem, inclusive amanhã já estarei de alta e vou voltar para casa. Agradeço muito ao atendimento do pessoal, o esforço de todos que correram comigo salvou minha vida, eu só tenho a agradecer”, relatou Glorinês. 

De acordo com a coordenadora de práticas assistenciais da hemodinâmica de Patos, Kamila Leite, Glorinês deu entrada na hemodinâmica de Patos na última terça-feira (14), após um infarto com supradesnivelamento do segmento ST e, no mesmo dia, precisou passar por um cateterismo e uma angioplastia. A gestora confirmou que a paciente está se recuperando bem, pois, apesar da gravidade do infarto, recebeu toda a assistência que precisava em tempo hábil para evitar sequelas e risco de morte.

O coordenador médico da Hemodinâmica de Patos, Luan Martins, esclareceu que a maior parte dos pacientes que estavam na lista de infartados são do Programa Coração Paraibano. Luan explicou que são pacientes com quadros agudos, ou seja, que precisavam fazer o cateterismo ou a angioplastia nas primeiras 24 horas. 

“Antigamente, os sertanejos com problemas cardíacos demoravam semanas para realizar estes procedimentos. Depois do Coração Paraibano, todos os procedimentos são realizados de acordo com as mais atuais diretrizes de cardiologia. Então, saber que zeramos a lista de pacientes infartados aqui do Sertão e que eles foram atendidos em tempo hábil enche meu peito do sentimento de dever cumprido!”, afirmou o cardiologista hemodinamicista. 

Hemodinâmica de Patos - O equipamento instalado no Hospital Regional Deputado Janduhy Carneiro, na cidade de Patos, gerenciado pela Fundação PB Saúde, iniciou o funcionamento em 20 de dezembro de 2022, e, desde então, beneficia diretamente a população de 89 municípios do sertão paraibano, atendidos pela 3ª macrorregião. 

Recentemente a PB Saúde aumentou a quantidade de médicos que dão suporte aos pacientes de perfil cardiológico na Hemodinâmica de Patos e, além dos cardiologistas  hemodinamicistas, o serviço agora conta com cardiologistas intensivistas. A área endovascular também é assistida pela equipe profissional atuante e todos os atendimentos do serviço se dão de forma regulada, por meio da Central de Regulação da Secretaria Estadual de Saúde que analisa o perfil de cada paciente e o encaminha quando necessário.