Fundação PB Saúde assume gestão do Hospital Regional de Guarabira

publicado: 09/07/2024 12h09, última modificação: 09/07/2024 14h05

Por meio de portaria publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), do último dia 2 de julho de 2024, a Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) assume a gestão assistencial e administrativa do Hospital Regional de Guarabira (HRG) Antônio Paulino Filho. A unidade de saúde pública, pertencente ao Governo do Estado, e que até então esteve sob gestão da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realiza atendimentos clínicos eletivos, de urgência e emergência, obstétricos e cirurgias eletivas para a população de 25 municípios da região polarizada por Guarabira, no Brejo paraibano.

Em visita técnica, realizada nesta segunda-feira (8), a Direção Superior, gerências executivas e coordenações de núcleo da sede da PB Saúde deram início aos trabalhos de transição na unidade. Segundo a diretora de Atenção à Saúde da Fundação, Ilara Nóbrega, um dos objetivos da nova gestão é continuar fortalecendo o processo de regionalização da saúde em âmbito estadual.

“As melhorias que estão sendo realizadas no HRG serão essenciais para ampliação dos serviços e a garantia da prestação de uma assistência de qualidade à população de Guarabira e arredores, facilitando o acesso e reduzindo o tempo de espera para a realização de diversos procedimentos que poderão ser executados no próprio hospital, sem a necessidade de transferência para a Capital”, destacou.

Assumindo o cargo de direção geral do Regional, Rosicler Pinheiro, pontuou que o período de transição de gestão ocorrerá sem danos aos usuários, e que as mudanças prezam pela melhor assistência e humanização. “Estamos aqui para melhorar os fluxos e assim trazer mais resolutividade às demandas que chegam à nossa porta. Novas rotinas e implantação de novos serviços para o HRG já estão acontecendo com a nossa chegada. As pessoas poderão enxergar que o Brejo paraibano tem um hospital com capacidade de dar suporte e resolutividade aos pacientes”, destacou.

Acolhimento

Na manhã desta segunda-feira (8), foi ofertado um café da manhã para os pacientes que aguardavam atendimento no ambulatório do HRG. Na ocasião, a chefe de Gabinete da PB Saúde, Heliane Medeiros, apresentou a Fundação e discursou a respeito da mudança de gestão e dos projetos de humanização na assistência que serão incorporados na unidade. Os pacientes e acompanhantes receberam folder informativos sobre a nova gestão, como parte da campanha educativa que seguirá nos dias iniciais.

Alinhamento com a gestão

Para fortalecer a continuidade e proporcionar melhorias nas rotinas de trabalho, na última sexta-feira (5), o diretor superintendente da Fundação PB Saúde, Alexandre Bento, se reuniu com todos os gerentes, coordenadores e supervisores do HRG para dialogar sobre o plano de trabalho que rege o contrato de gestão assinado com a SES PB, visando o alcance de metas assistenciais que devem beneficiar a população dos 25 municípios que tem o Hospital Regional de Guarabira por referência.

Demanda e infraestrutura do Hospital Regional de Guarabira (HRG)

A unidade conta, em sua infraestrutura atual, com 96 leitos, 3 salas para cirurgias para demandas de urgência, emergência, cesarianas e procedimentos eletivos. As cirurgias eletivas realizadas pelo HRG são vasectomia, cisto pilonidal, hernioplastia (inguinal e abdominal), laqueadura, curetagem, perineoplastia, colecistectomia, histerectomia, ooforectomia, postectomia, lipoma, hemorroidectomia, entre outras.