Notícias

Dezembro Vermelho: HRG promove ação de saúde e combate preconceitos em evento para usuários e colaboradores

publicado: 12/12/2024 12h35, última modificação: 12/12/2024 12h35

Na última terça-feira (10), o Hospital Regional de Guarabira (HRG), unidade pertencente ao Governo do Estado, e administrada pela Fundação PB Saúde, realizou um evento especial voltado para os usuários e colaboradores da unidade, em celebração ao Dezembro Vermelho, mês de conscientização sobre a prevenção ao HIV/AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A iniciativa foi organizada pela Comissão de Humanização em parceria com a equipe de Enfermagem do hospital.

Durante a ação, foram promovidas palestras educativas, distribuição de materiais informativos e orientações sobre prevenção e cuidados relacionados ao HIV/AIDS. Além disso, preservativos foram distribuídos como parte da campanha de conscientização. A programação também contou com momentos de interação, nos quais os participantes puderam esclarecer dúvidas sobre o tema.

O evento teve como foco a conscientização, a promoção do respeito às pessoas soropositivas e a importância do diagnóstico precoce e tratamento adequado. Para a gerente de Enfermagem do HRG, Raimunda Soares, a prevenção é o principal pilar dessa luta. “A prevenção é o caminho mais eficaz para frear a disseminação do HIV e outras ISTs. Além disso, é essencial reforçar que a informação é uma das nossas maiores aliadas para quebrar preconceitos e promover a saúde. Todos têm o direito a um atendimento digno e sem discriminação”, afirmou Raimunda.

O coordenador de Psicologia do HRG, Évio Lucena, destacou a evolução do tratamento e a necessidade de combater o preconceito. “Desde a descoberta do HIV na década de 1980, a medicina avançou muito. Hoje, mais de 90% dos pacientes diagnosticados alcançaram níveis indetectáveis do vírus no sangue com o tratamento correto. No entanto, não podemos esquecer do impacto do preconceito. Precisamos disseminar a informação de que o HIV não é transmitido pelo beijo, abraço ou talheres. Respeito e conscientização são fundamentais para diminuir o estigma e valorizar os direitos das pessoas soropositivas”, enfatizou Évio.

O diretor-técnico do HRG, Igor Monteiro, ressaltou o papel do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento aos pacientes. “O SUS oferece suporte completo, e temos hospitais de referência no estado que já garantem o início do tratamento de maneira eficaz, como é o caso do Clementino Fraga, referência estadual para o tratamento de HIV/Aids. Com o uso correto da medicação, é possível que os pacientes convivam com o HIV de forma saudável e com qualidade de vida. Nosso objetivo é proporcionar um atendimento humanizado e eficiente para todos que necessitam desse cuidado”, destacou Igor.

Para o superintendente da Fundação PB Saúde, Jhony Bezerra, “ações como esta reforçam o compromisso da instituição em promover saúde, informação e acolhimento, combatendo o preconceito e priorizando o bem-estar da população”, pontuou.