Notícias

Colaboradores da PB Saúde participam do 5º Seminário Estadual de Prevenção das IRAs

publicado: 26/09/2024 14h07, última modificação: 27/09/2024 14h54

Representantes das três unidades hospitalares gerenciadas pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) — Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, Hospital do Servidor General Edson Ramalho e Hospital Regional de Guarabira — participaram do 5º Seminário Estadual de Prevenção e Controle das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAs), realizado no auditório da Escola Superior da Magistratura da Paraíba (Esma) na última quarta-feira, 25 de setembro.

O evento, promovido pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e do Núcleo Estadual de Controle das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (NCIRAS), reuniu profissionais de saúde com o intuito de fortalecer as ações de prevenção e controle das IRAs no estado. Segundo Thais Grassi, enfermeira do Núcleo de Ações Estratégicas da PB Saúde, o evento foi de grande valia para os serviços de saúde.

“Foi uma oportunidade de agregar conhecimento e trazer novas ideias de melhorias para os serviços que prestamos à população paraibana. Ver a presença das equipes dos hospitais gerenciados pela Fundação, tanto da parte médica quanto dos demais profissionais, foi muito gratificante. Isso não apenas demonstra nosso engajamento, como também reflete a vontade coletiva de crescer e buscar a excelência em tudo que fazemos”, afirmou a especialista em Infectologia, Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde. 

Durante o seminário, especialistas abordaram temas como infecções fúngicas, interpretação de antibiograma e infecções relacionadas a procedimentos cirúrgicos. Palestraram no evento, o médico infectologista Tiago Monteiro Gomes, do Hospital Metropolitano, que destacou as “Ações de Controle de IRAs em Candida auris”, e a coordenadora médica de Infectologia e presidente da CCIH do Hospital Metropolitano, Larissa Negromonte, que discutiu a “Identificação e Acompanhamento de Surtos Infecciosos em Serviços de Saúde”.

Em sua palestra, Tiago enfatizou a gravidade desse fungo emergente, que pode causar infecções graves e aumentar os custos do sistema de saúde. Ele destacou que a Candida auris é especialmente perigosa para grupos vulneráveis, como pacientes em instituições de longa permanência ou com doenças crônicas. “A disseminação rápida e a necessidade de técnicas especiais tornam essencial um plano de contingência ao seu diagnóstico”, afirmou, ressaltando a importância das medidas de precaução do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e da higienização adequada das mãos para prevenir surtos e proteger a saúde coletiva.

Já Larissa Negromonte, abordou a importância dos serviços de controle de infecção hospitalar na investigação de surtos em serviços de saúde. Ela enfatizou a necessidade de estar atento a sinais de alerta e como planejar efetivamente a investigação. “É fundamental que tenhamos um protocolo claro para identificar surtos e implementar medidas de prevenção adequadas. Isso garante que possamos responder rapidamente e proteger a saúde dos pacientes e da equipe", destacou Larissa.

O seminário contou com a participação de nove palestrantes renomados, incluindo a vice-presidente da Sociedade de Infectologia da Paraíba, Priscila Sá. Após as palestras, uma roda de perguntas permitiu aos participantes aprofundar seu entendimento sobre os tópicos discutidos.

“A educação em saúde é um pilar essencial para a melhoria contínua dos nossos serviços”, afirmou o coordenador do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) da PB Saúde, Yuri Martins, reforçando a relevância da participação em eventos como este. “A troca de experiências e a atualização técnica que proporcionamos em encontros como este são fundamentais para garantir a qualidade no atendimento aos nossos pacientes. Cada aprendizado adquirido se traduz em melhores práticas, permitindo que nossa equipe se mantenha na vanguarda do cuidado à saúde e, assim, atenda de forma mais eficaz e segura a população paraibana’, pontuou o gestor

O 5º Seminário Estadual de Prevenção e Controle das IRAs representa um esforço coletivo para fortalecer a segurança do paciente e a qualidade da assistência prestada na Paraíba, consolidando o estado como referência em práticas de saúde no Nordeste.