Hospital do Servidor General Edson Ramalho

Contrato de Gestão nº 0199/2023

 

O Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER) foi fundado no dia 28 de novembro de 1969. Inicialmente, a unidade foi criada para atender apenas policiais militares e seus dependentes, mas há várias décadas passou também a atender todas as pessoas. O hospital é credenciado ao Sistema Único de Saúde (SUS) e atende 100% de forma gratuita. Como faz parte da rede estadual de Saúde, além dos pacientes que chegam para atendimentos de urgência e emergência, também recebe pacientes do Núcleo Interno de Regulação (NIR) da SES. 

Em 1969, o hospital foi fundado com o nome Fundação Hospitalar General Edson Ramalho, e a unidade era gerenciada por policiais militares. Em 1971, a Fundação foi extinta e o hospital passou a integrar a Fundação de Saúde do Estado (Fusep), que tinha a função de executar toda política de saúde do Estado. Em 1985, o Edson Ramalho passou por mais uma mudança na sua personalidade jurídica. Foi criado, através da Lei 4.729 de 16 de setembro de 1985, o Instituto Hospitalar General Edson Ramalho, que ficou vinculado à Fundação Estadual de Saúde.

No ano de 1991, foi aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) a medida que voltava a transferir o comando do Edson Ramalho para a pasta da Polícia Militar. Para consolidar essa medida, foram transferidos para prestar serviço no hospital cerca de 80 policiais militares, entre auxiliares administrativos e integrantes do quadro de saúde da corporação. O Ambulatório Médico da Polícia Militar, que funcionava como um pequeno hospital na Rua da Areia, também foi transferido para aquelas instalações, com todo seu mobiliário.

No dia 27 de maio de 2023, a gestão do hospital foi transferida da Polícia Militar para a Secretaria de Estado da Saúde (SES), passando então a se chamar Hospital do Servidor General Edson Ramalho. O novo corpo de diretores tomou posse no dia 30 de maio, quando também começou o período de transição da gestão da unidade para a Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde).

Em mais de cinco décadas de existência, a unidade de saúde atende não só urgência e emergência, como também é maternidade, pelo qual os recém-nascidos contam com todo atendimento necessário, como os exames iniciais e vacinas. Por suas práticas de promoção ao aleitamento materno e à saúde integral da criança e da mulher, o Hospital do Servidor é um dos 17 hospitais paraibanos que possui o selo Amigo da Criança. A iniciativa é um selo de qualidade conferido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).