Pleno funcionamento: sertanejos realizam procedimentos na hemodinâmica do Regional de Patos

publicado: 22/03/2023 10h13, última modificação: 22/03/2023 10h13

Cateterismos e angioplastia cardíaca, procedimentos minimamente invasivos, conhecidos pela redução do trauma cirúrgico e melhor recuperação do paciente, serviram não só para auxiliar no diagnóstico, mas também para salvar a vida de paraibanos, nesta terça-feira (21), através da Hemodinâmica gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB SAÚDE), no Hospital Regional Deputado Janduhy Carneiro, na cidade de Patos.

Os cardiologistas intervencionistas e hemodinamicistas, Luan Martins e Jeann Santiago, realizadores dos procedimentos, explicaram que os perfis dos pacientes atendidos eram distintos. “A primeira paciente, de 56 anos, tinha um  problema grave numa válvula cardíaca e o cateterismo foi para identificar se havia ou não obstrução também nas artérias coronarianas. Já o segundo se tratava de um paciente jovem, de 34 anos, que buscamos identificar a causa de uma insuficiência cardíaca grave e sua correlação ou não com um infarto. E na terceira paciente, 66 anos, realizamos além do cateterismo uma angioplastia. Ela havia sofrido um infarto, e foi transferida da UPA para o Regional, e prontamente prestamos a assistência adequada”, relataram.

O atendimento célere, garantiu a sobrevida de mais uma sertaneja, e isso também é graças ao Programa Coração Paraibano, que conta com uma estrutura de quatro hemodinâmicas espalhadas nas três Macrorregiões de Saúde, sendo estes no Regional de Patos,  Trauma de Campina Grande e Hospital Metropolitano, em Santa Rita.

“Antes, os pacientes que sofriam um infarto precisavam se deslocar de ambulância, pelo menos sete ou oito horas para Santa Rita, para realizar um procedimento que, muitas vezes, precisaria ter sido feito em até 120 minutos. Agora vemos que este procedimento é possível em Patos, e muda a realidade e qualidade de vida dos usuários do SUS na Paraíba”, afirmou a diretora de Atenção à Saúde da PB Saúde, Ilara da Nóbrega.

Hemodinâmica - O equipamento instalado no Hospital Regional Deputado Janduhy Carneiro, na cidade de Patos, é gerenciado pela Fundação PB Saúde, e beneficia diretamente a população de 89 municípios do sertão paraibano, atendidos pela 3ª macrorregião. Além da cardiologia intervencionista, a área endovascular também é assistida pela equipe profissional atuante. O atendimento se dá de forma regulada, por meio da Central de Regulação da Secretaria Estadual de Saúde, no qual junto à regulação da PB SAÚDE, analisa o perfil de cada paciente para o encaminhamento.